Há 44 anos…

Colégio JA (logo)   O colégio José de Alencar foi fundado no dia 1º de maio de 1971, com 42 alunos distribuídos do Pré-Escolar, ou seja, Jardim I, Jardim II, Alfabetização e nas séries 1ª, 2ª e 3ª do 1º Grau Menor.

Recebeu esta entidade o nome do grande poeta e escritor José Martiniano de Alencar, por ser, a idealizadora deste estabelecimento de ensino, uma grande admiradora do poeta cearense.

Quando da sua inauguração, o colégio só dispunha de 03 salas de aula, 2 banheiros e um pequeno pavilhão coberto.
Seu corpo docente era formado pela sua diretora, Dra. Maria Albaniza Carneiro Sampaio, e as professoras Liduína Nogueira e Rita Ferreira Carneiro.

No ano de 1994, o Colégio José de Alencar inaugura seu anexo “O Alencarzinho”, um espaço construído exclusivamente para atender a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, contava, ainda, com um parque infantil, Biblioteca, Brinquedoteca e Parque Aquático.

Em 1996, o Colégio comemora sua Bodas de Prata, tendo a honra de inaugurar seu mais novo espaço físico: Ginásio Poliesportivo.

O José de Alencar chegou ao final de segundo milênio em franca ascensão, pois sempre investiu em uma proposta pedagógica sólida e inovadora bem como numa equipe docente qualificada e coesa.

Desde a Implantação do Ensino Médio – que conta com uma excelente estrutura física – alcançamos ótimos índices de aprovação nos vestibulares. Obtivemos, nos Vestibulares de 2009 os seguintes resultados: UFC – 80% de aprovação, com 1º Lugar em Ciências Sociais (aluno – Mateus Brandão); UECE – 3º Lugar Nutrição (aluno – Victor Vallan); FIC – 1º Lugar Geral (aluno – Mateus Brandão); 1º Lugar em Nutrição (aluno – Victor Vallan) e o 1º Lugar em Comunicação Social (aluno Larissa Maranhão).

No ano de 2009, o Colégio José de Alencar inaugurou mais uma sede – JA BABY – localizada à Rua Hugo Victor, nº 300 – Antônio Bezerra. Uma escola planejada para atender as necessidades das crianças do Infantil II a Infantil V.
O JA BABY é um espaço privilegiado, dispondo de uma estrutura aconchegante e encantadora, bem como uma equipe multidisciplinar qualificada para favorecer uma aprendizagem mais significativa, pautada, sobretudo, na formação humana e na valorização das competências.

A sede JA JUNIOR (antigo Alencarzinho), em 2010, passou por um intenso processo de reestruturação física e, consequentemente, pedagógica.

O novo JA JUNIOR conta com: praça de convivência arborizada, quadra de esporte coberta, playground, novo laboratório de informática climatizado, nova biblioteca, recepção de pais climatizada, novos banheiros, novas salas de aula e implantação do sistema de catracas eletrônicas.

Acreditamos, dessa forma, que tal investimento irá proporcionar uma aprendizagem mais satisfatória, uma socialização mais construtiva e uma otimização no sistema de segurança interna.